Close

Mossoró

Mossoró, Terra do Sol e do Sal

O Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste desembarca, nesta sua quinta edição, na Capital do Oeste Potiguar. Mossoró, conhecida por vários epítetos, é uma das mais importantes cidades do interior do Nordeste. Banhada pelo rio Apodi-Mossoró, é o maior município em área e o segundo mais populoso do Rio Grande do Norte. Localizada estrategicamente entre duas grandes capitais, Natal e Fortaleza, a cidade tem alcançado elevados índices de desenvolvimento nos últimos anos, atraindo investimentos em várias áreas da economia e da educação. É o maior produtor brasileiro de petróleo em terra, de sal e forma com os municípios vizinhos um dos maiores polos de fruticultura irrigada do país, com destaque para a produção de melão.

As salinas da região de Mossoró já eram conhecidas desde o século XVII, quando os holandeses extraíam sal no seu litoral. Surgida a partir da igreja dedicada a Santa Luzia, padroeira até os dias de hoje, em 1772, a povoação foi elevada à categoria de vila em 1852 e em 1870 foi transformada em cidade. 

O município foi palco de alguns episódios célebres da nossa história, como o Motim das Mulheres em 1875 e a Abolição dos Escravizados em 1883, antes mesmo da assinatura da Lei Áurea. Um episódio do qual os mossoroenses se orgulham foi a Resistência ao Bando de Lampião, que aconteceu em 1927, quando o famoso personagem sofreu a única derrota desde o início da sua vida no cangaço. A história detalhada pode ser vista no Memorial da Resistência Mossoroense, no bairro Doze Anos. O primeiro voto feminino no Brasil também é de Mossoró. Em 1929, Celina Guimarães Viana obteve o primeiro título de eleitora e o primeiro voto feminino do país.

Hoje, a moderna Mossoró se transformou em polo universitário, abrigando a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), surgida a partir da histórica Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) de 1967, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, além de campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e faculdades particulares. Possui um aeroporto regional, o Dix-Sept Rosado, e é ligada a várias cidades do Nordeste por rodovias federais e estaduais. Conta, também, com boa infraestrutura hoteleira, bares e restaurantes para receber turistas e visitantes.

A acolhedora Terra do Sol, do Sal e do Petróleo também possui um farto patrimônio cultural e histórico, com algumas edificações que sobreviveram ao tempo, a exemplo das casas do Corredor Cultural, do Palácio da Resistência, sede da Prefeitura, da Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Mossoró-Sousa, da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e do Museu Municipal Jornalista Lauro da Escócia. A cidade conta com dois teatros, o Teatro Lauro Monte Filho, antigo Cine Cid, e o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. 

Mossoró possui uma das maiores e mais animadas festas de São João do país, a Mossoró Cidade Junina, com palcos, shows, arraiás, quadrilhas e barracas. Outro evento importante do calendário cultural da cidade é a Festa da Liberdade, realizada em setembro e que recorda os episódios históricos que orgulham o povo mossoroense.

Fontes:
Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mossor%C3%B3
Prefeitura Municipal de Mossoró: www.prefeiturademossoro.com.br