Close

Apresentações orais (Vídeo-pôsteres)

Somente os autores com trabalhos aceitos poderão submeter o Vídeo-pôster. O autor inscrito que submeteu o trabalho é o responsável por fazer a gravação do Vídeo-Pôster e enviar o arquivo, conforme normas a seguir. A apresentação dos trabalhos na modalidade Vídeo-Pôster constará de atividades assíncronas (produção, edição e envio do vídeo) e síncronas (videoconferência e discussão de seu respectivo trabalho durante sessão de apresentação dos trabalhos, a ser divulgado posteriormente).

  • Formato: MP4 ou MOV.
  • Proporção: 16×9
  • Tamanho: Máximo de 200 MB
  • Resoluções permitidas: 1920×1080 (1080p-FHD); 1600×900; 1366×768; 1280×720 (720p-HD)
  • Duração: No mínimo 2 e no máximo 4 minutos
  • Período de Envio: de 25 a 30 de outubro de 2021.
  • Cada sessão terá até 6 trabalhos dentro das subáreas. 
  • Para o trabalho apresentado em Vídeo-Pôster será emitido o Certificado de Apresentação Oral.

Normas para Elaboração do Vídeo-pôster

  1. A gravação poderá ser feita a partir de um smartphone, notebook ou câmera. Utilize o recurso que você possuir. Grave o vídeo na posição horizontal. 
  2. O autor poderá fazer a edição do vídeo usando os recursos, aplicativos ou softwares que possuir e tiver mais facilidade.
  3. Algumas sugestões para gravação:
  • Gravação pelo celular em que você apareça de corpo inteiro ou em ângulo que capte apenas da cintura para cima. Atenção para não cortar braços e joelhos!
  • Apresentação de slides e gravar a sua voz apresentando.
  • Apresentação e imagem pessoal, utilizando plataformas como o Google Meet, Zoom, Google Teams, Microsoft PowerPoint, entre outras.
  • Use a criatividade na sua apresentação (exemplos: realizar a gravação no banco de germoplasma, no experimento em campo, exibir a inovação gerada com o desenvolvimento da pesquisa, apresentar em formato de cordel). Não haverá censura quanto à criatividade. Entretanto, pontuamos que a apresentação será dos dados do trabalho desenvolvido pelos autores.  
  1. Produza um roteiro; atente-se ao cenário; procure um espaço e período do dia mais silenciosos; posicione-se a favor da luz; evite ficar muito próximo da câmera; caso tenha um fone de ouvido com microfone, use; grave um minuto de teste e verifique a qualidade das condições técnicas do vídeo, com correções para a gravação final; evite locais que capturem o som de qualquer aparelho que emita ruído. 
  2. Caso compartilhe a tela de seu computador no vídeo, sugerimos que deixe aberta apenas a janela do programa com a apresentação que deseja compartilhar (por exemplo, PowerPoint). Clique em compartilhar a tela e escolha a opção desejada. Sua apresentação ficará em modo de tela cheia e uma pequena janela aparecerá com sua imagem. 
  3. Você pode inserir imagens ou textos na fase de edição. Para tanto, posicione-se em um dos cantos da tela, de forma a deixar um espaço livre ao seu lado. 
  4. A comissão científica solicita aos autores que evitem exibir, em suas apresentações, arquivos de vídeo, áudio, fotografia ou texto cujos direitos de uso e veiculação (copyright) não sejam públicos. A mesma recomendação se aplica a vídeos que contenham imagens de pessoas menores de 18 anos.
  5. O autor que submeter o Vídeo-Pôster é o responsável legal pelo seu conteúdo.
  6. Ao fazer o envio do Vídeo-Pôster ao V Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste os autores AUTORIZAM a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Embrapa Alimentos e Territórios, a título gratuito e sem limitação temporal, a utilizar o vídeo, veicular no site do evento e sites vinculados, em canais de compartilhamento de vídeos e redes sociais. Os autores AUTORIZAM a edição e reprodução de imagens e sons parcialmente ou na sua totalidade em qualquer suporte (papel, digital, online etc.). A presente autorização isenta os organizadores do evento de quaisquer responsabilidades sobre o conteúdo do vídeo e de eventuais reclamações de terceiros, a exemplo de autores, professores e instituições envolvidas. 

Como Enviar o Vídeo-pôster

  • Publique o trabalho em alguma plataforma on-line, a exemplo do YouTube. 
  • Caso utilize o YouTube, faça o upload de seu vídeo como não listado e salve o link. 
  • O link para acesso ao Vídeo-pôster deverá ser enviado para o e-mail: ccientificargv@gmail.com
  • O “assunto” do e-mail deverá ser: Vídeo-Pôster seguido pelo título do trabalho